domingo, 30 de novembro de 2008

Tempos de Crise - Por Rodolfo Magnani

Estes tempos Deus tem falado comigo a respeito de crises mundiais. Estamos frente a uma delas que, segundo os economistas, é a maior crise da economia mundial. Vemos grandes bancos quebrando, empresas de empréstimos falindo, os juros subindo e descendo sem controle, o dólar disparando e as bolsas despencando. Realmente é uma crise, não há como negar. No entanto, esta não é a primeira crise mundial que a humanidade passa. A Bíblia nos fala de diversas crises mundiais, isto é, do mundo conhecido da época. Creio que temos muito que aprender com as crises, e tirar delas o melhor, pois se todas as coisas cooperam para o bem dos que amam ao Senhor, a crise não pode estar de fora.

Nos tempos do profeta Elias houve uma crise, (I Reis 17). Deus mandou o profeta ordenar que não chovesse e foram três anos sem chuva. Mas o que aconteceu com o profeta? Na primeira fase da crise, ou da seca, Deus o mandou ao ribeiro para ter água e ser alimentado por corvos. É normal beber água do ribeiro, mas receber comida de corvos? Isso é algo muito longe da mente humana, inconcebível a idéia de esperar corvos trazerem comida. Porém, o profeta obedeceu, e o resultado era que, de manhã e a tarde, os corvos lhe traziam comida e o profeta foi salvo. Depois na segunda fase da crise, o ribeiro secou e Deus mandou o profeta a uma viúva, consequentemente mãe de um órfão, para que ela e seu filho o servissem e o alimentassem. Novamente algo inesperado, já que os orfãos e as viúvas eram pessoas pobres e necessitadas na sociedade. Mas os mais carentes foram os que puderam sustentar o profeta, através da obediência e coragem de um homem que não tinha medo de dizer a vontade de Deus para uma nação corrompida.

Outra crise séria para a humanidade podemos ler em Gênesis 41. No Egito, o jovem José que já havia sofrido tanto ao ser vendido pelos irmãos, acusado injustamente por uma egípcia, preso e esquecido no cárcere. Recebeu de Deus a revelação do sonho do Faraó, no qual Deus lhe mostrou uma enorme crise mundial a sua frente. Ele poderia ficar todo ressentido e imaginar que isso fosse o castigo de Deus sobre a humanidade que era tão má e que até aquele momento só lhe havia feio o mal. Se José naquele momento não fosse um homem sábio, com intimidade com Deus e curado de seus traumas e feridas, provavelmente não teria feito nada, preferiria deixar que a humanidade afundasse por si mesma na crise. No entanto, José foi sensível à vontade de Deus, e compreendeu que para aquele momento ele havia sido colocado em tal posição, e glorificou o nome do Senhor dentro da crise. Qual foi o resultado? Deus o colocou como governador de toda aquela terra e a nação de Israel, ainda pequena, foi salva e pôde se estabelecer na Terra.

Por outro lado vemos Abrão no capitulo 12 de Gênesis a partir do versículo 10. A Bíblia diz que "havia fome na terra", isto é, crise. E Abrão (Deus ainda não lhe havia mudado o nome) foi ao Egito para fugir da fome. Mas, qual foi à atitude de Abrão quando chegou lá? Ele chegou com medo. Medo do que os homens lhe poderiam fazer ao ver a beleza de Sara. Abrão se esqueceu de Deus que havia feito um pacto com ele garantindo que Abrão seria próspero e que estaria seguro nas mãos de Deus. Abrão mentiu negando ser Sara sua mulher. Muitas vezes, frente à crise financeira, procuramos meios para "nos safar", mentimos para ganhar um pouco mais, ou para não perder o que temos, mas quais as conseqüências para o Cristão que deixa de confiar em Deus para dar seu próprio jeitinho frente aos problemas? O que aconteceu com Abrão? Foi pego na mentira e depois toda a nação de Israel pagou um preço de 430 anos de cativeiro no Egito.

Qual será nossa atitude diante da crise? Ficaremos com medo esquecendo-nos das palavras de Jesus que disse que estaria conosco até a consumação dos séculos? Ou seguiremos com obediência naquilo que Deus quer de nossas vidas sem medo, mas com ousadia e determinação?


Espero que os irmãos, possam se sentir encorajados com esta palavra, pois, o medo não provém de Deus, ao contrário o verdadeiro amor lança fora todo medo. Que neste momento de crise e de oscilações tão grande no dólar e na bolsa, possamos encontrar as oportunidades de crescermos e fazermos a diferença em meio ao mundo caótico e medroso.

Temos na Palavra exemplos do que aconteceu e podemos saber como agir daqui pra frente.

Deus abençoe


Nenhum comentário: