terça-feira, 6 de maio de 2008

SAIBA COMO TUDO COMEÇOU...




Primeira Igreja Evangélica Cristã Presbiteriana




Nem sempre os membros que chegam a um ministério que já tem 39 anos ( completamos neste mês de Maio 2008) de existência têm conhecimento de como tudo começou, onde foi realizado o primeiro culto, como cresceu o ministério, quais foram os pastores que estiveram à frente dele, quais são as congregações que estão ligadas ao Ministério e outros detalhes que são importantes para entender as conquistas até aqui alcançadas.

Não foi num piscar de olhos o crescimento deste ministério. Tudo começou no dia 11 de maio de 1969, quando dois casais compromissados com Deus - Odécio Egydio e sua esposa Leonor Lima Egydio, Daniel Cândido de Oliveira e sua esposa Ivone Flauzino de Oliveira - se encontraram no templo da Igreja Presbiteriana Independente de Vila das Mercês (Ipiranga – São Paulo). Isso se deu no segundo domingo do mês de maio, quando se comemora o dia das mães.

Naquele dia o Espírito Santo uniu os esses dois casais para que uma grande obra fosse realizada. Na mesma semana, na segunda-feira, os dois casais se reuniram na residência de Odécio e Leonor na Rua Angaturama, 322, Vila das Mercês, e Deus agiu poderosamente naquela noite.

A conversa entre os casais foi levada sempre para o lado espiritual, e a maior parte dela foi sobre o Espírito Santo. Quando próximo à meia-noite, decidiram ir à cozinha para tomar um chá e, no momento da oração, Deus revelou ao Odécio mostrando, em visão, uma criança nos braços da Ivone, esposa de Daniel.

Só Deus sabia o quanto o casal estava querendo ter um filho, pois a medicina não lhes dava uma solução. Mas Deus, que conhece os corações, os presenteou com a gravidez da Ivone, depois de alguns dias. O fruto desta grande benção é o Robinson, chamado Filho da Benção, pelo casal Daniel e Ivone.

Começaram então a fazer reuniões de oração às segundas-feiras, e muitos presbiterianos, batistas, congregacionais, agregaram-se a nós recebendo o batismo no Espírito Santo.

“Lembro-me muito bem das primeiras reuniões, onde Odécio e a Leonor ministravam a Palavra de Deus, e eu, Daniel, com meu violão, ministrava os hinos e corinhos que continuam vivos em meu coração. Lembro de cada um deles, Obra Santa do Espírito; Segura na mão de Deus; Estamos muito alegres; Na Bíblia está escrito e muitos outros, que aqueceram nossos corações em diversas reuniões”, relata o Pr. Daniel.

Com o passar do tempo, Deus acrescentou um casal em nosso meio, José Domingues e sua esposa Thereza Gaona Domingues, cederam, carinhosamente, um cômodo no fundo de sua residência em 1973, na Rua Alexandre Gantos, 96, Vila das Mercês.

As reuniões começaram a ser realizadas naquele local. Com muito amor e necessidade da obra, os proprietários derrubaram uma parede para que houvesse mais espaço, e muitas bênçãos puderam ser realizadas por Deus naquele local, que acomodou as reuniões durante um ano e meio.

Quando o lugar começou a ficar pequeno, uma decisão foi tomada: um salão foi alugado na Rua Angaturama, 528, Vila das Mercês, com mais espaço.

No ano de 1975, o grupo se organizou como Igreja com estatuto, e nasce, então, juridicamente, a Primeira Igreja Evangélica Cristã Presbiteriana no Brasil (IECP), hoje, chamada carinhosamente de Igreja Mãe.

Com o passar do tempo, muitas outras filhas nasceram, em diversos lugares onde necessitava do Evangelho que modifica e transforma o homem. Algumas dessas congregações deixaram a Igreja mãe, mudando os seus nomes e tomando novos rumos, mas a maioria delas permanece fiel, até os dias de hoje, à denominação.

Em 1982, o Pr. Silas Gonçalves Santana, comprou o terreno ao lado do salão da Igreja.


Nisso, o Pr. Ortega assume a Igreja e constrói um templo com capacidade para acomodar 250 pessoas. A cada dia Deus acrescentava conquistas e vitórias ao ministério.

No ano de 1988, o Pr. Daniel Cândido de Oliveira e sua esposa Ivone voltam do campo (onde estiveram fundando e organizando igrejas, sempre deixando um grande rebanho para ser pastoreado), e assume então o pastorado da Igreja Sede. Temos que deixar registrado que as igrejas organizadas e fundadas pelo Pr. Daniel e sua esposa, não foram deixadas apenas com um rebanho, mas alguma delas com o seu templo próprio.

No ano de 1992, direcionado pelo Espírito Santo de Deus, a Igreja toma mais uma decisão importante para o seu crescimento: alugou um salão para comportar 600 pessoas, na Avenida Padre Arlindo Vieira, 244, Vila Vera, São Paulo e lá pagou aluguel durante sete anos.




Em 1999, Deus deu um grande presente para a Primeira Igreja Evangélica Cristã Presbiteriana. Algo que já estava no coração de Deus, mas aos olhos humanos era impossível. Como Deus é o dono do ouro e da prata, deu condições ao Ministério para comprar toda a esquina neste mesmo endereço, onde outrora funcionava a fábrica de shorts Único.

Uma área de 3 mil m² de terreno, com 4 mil m² de área construída, foi sendo transformada, aos poucos, em um lindo templo, onde a parte térrea acomoda 1000 pessoas e na parte superior 600 pessoas, onde, anteriormente, era alugada para a realização dos cultos. A cada dia, Deus está acrescentando muitas famílias em nosso meio.


Hoje, a Primeira Igreja Evangélica Cristã Presbiteriana realiza dois cultos aos domingos, o primeiro às 16h00, e o segundo, as 19h00.

Algo que nunca foi deixado de lado foi a Escola Bíblica Dominical, que é realizada, também no domingo, às 9h00. Isto tem fortalecido o corpo de Cristo, o Ministério, dando aos membros o ensino da Palavra de Deus. A Igreja ainda continua gerando filhas, sustentando congregações e promovendo o principal, o Ide de Cristo.

5 comentários:

. disse...

Fui para IECP com 11 anos,o meu primeiro pastor foi Pr. Silas Santana, os cultos ficavam cheios e tivemos que comprar o terreno ao lado para construir a Igreja com Galeria para comportar o povo.

Depois veio o Pr. Ortega e agora o Pr. Daniel.

Glória Deus pela vida destes homens de Deus

Anônimo disse...

Gostaria muito de ver os irmãos Tereza Gaona, José Domingues, entre outros... confirmar se os detalhes da história do ministério foram exatamente assim.
Tenho dúvidas !!!

Filemon

afonsomfneto@hotmail.com disse...

O Pastor Daniel pastoreou nossa família na decada de 80 aqui em Rio Preto.

Fomos batizados por ele em 19 de Maio de 1985

Pr Daniel, Ir. Ivone e o Binho fizeram uma grande diferença em nossas vidas, esta familia reflete a glória de Deus.

Muito obrigado por tudo

Deus vos abençoe sempre

Pastor Afonso Martins F Neto
http://iecpriopreto.blogspot.com/

Anônimo disse...

A Paz do Senhor a todos !
Nasci em S.Paulo, morei na V. das Mercês e dpois mudei-me próximo à Av. Cursino... Comecei a frequentar a IECP-Sede em 2004, mas tive de me mudar com a família p/ Rio Preto em 2005...

Gostaria de dizer que mesmo estando há 3 anos longe de SP, sempre lembramos dos cultos...das pregações... e qta saudade sentimos!!!!!! Eram cultos mto abençoados !!!!!!

Deus abençõe a todos da IECP! Deus abençõe o Pr. Daniel e família pq verdadeiramente fazem a diferença e neles podemos ver a face de Deus !

Hj estamos na denominação SOS Vida em Rio Preto e sempre qdo nosso pastor conta sobre algum fato em q oraram juntos (Pr. Idekim e Pr. Daniel) para libertação de alguém lembramo-nos do Pr. Daniel c/ muito carinho...

Deus os abençõe grandemente !!!

Anônimo disse...

Tenho frequentado essa Igreja e tenho sido muito abençoado. Gostaria de saber se tem um departamento de casais...publiquem por favor um e-mail para contato...agradeço imensamente. Pastor Daniel, vejo em Ti o grande poder de Deus...como Ele o tem usado em Espírito e em verdade...obrigado por ser este servo abençoado... e grande instrumento nas mãos de nosso Senhor.