quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Os Últimos Dias - Por Robert Gromack

Muitas expressões nas Escrituras apontam para o “Fim dos Tempos”, algumas vezes chamado de “Últimos Dias”, “Últimos Tempos” ou “Último Tempo”, “Último Dia”, ou “Última Hora”.

As várias expressões estão todas relacionadas com o programa criativo-redentor de Deus para este Universo espacial-temporal e apontam para um período de tempo específico – término do propósito de Deus para um grupo especial de pessoas. Pelo menos quatro grandes períodos de tempo podem ser designados com o título descritivo de “os últimos dias”.

A Encarnação de Jesus Cristo

Pedro declarou que Jesus Cristo foi “manifestado nestes últimos tempos” para morrer pelos pecados do mundo (I Pe 1.20). Esta afirmação corresponde à “plenitude dos tempos”, quando Deus enviou Seu filho para ser o Salvador (Gl 4.4). Num conceito semelhante, Deus “a nós falou-nos, nestes últimos dias, pelo Filho” (Hb 1.1).

Os Últimos Dias de Israel, ou os Dias Finais Antes da Nova Aliança.

O programa de Deus para Israel começou com Sua aliança prometida a Abraão de que Ele faria do patriarca uma “grande nação” (Gn 12.1-3). Pelos 2 mil anos seguintes, Deus efetuou seu programa criativo-redentor no povo de Israel e por meio dele. Esta fase terminou com a morte e ascensão de Jesus Cristo.

Nos últimos dias de Israel, a nação experimentará angústia, provação ou tribulação sem precedentes (Dt 4.30; 31.29; Jr 30.24), que ocorrerão durante a predita “septuaginta semana de Daniel” (Dn 9.24-27) e envolverão uma invasão por uma confederação de exércitos do Norte que será destruída diretamente por Deus (Ez 38.16). Nesse tempo, Israel passará por arrependimento e conversão nacionais (Dt 4.30; Os 3.4-5; Rm 11.26-27) e desfrutará plenamente das completas bênçãos da Nova Aliança durante o Reino Milenar (Jr 31.31-37).

O reino de Deus, governado por Jesus Cristo no trono de Davi em Jerusalém será estabelecido com Israel como a nação dominante (Dn 2.44-45). Israel experimentará o total cumprimento de todas as alianças divinas incondicionais: Abraâmica, da Terra, Davídica e Nova (Dt 4.30). As bênçãos de Jacó sobre seus doze filhos serão então finalizadas.

Os Últimos Dias do Domínio Mundial Gentio.

Este período de tempo, denominado “tempo dos gentios” por Jesus Cristo (Lc 21.24), começou com a destruição do reino judaico pelo rei babilônico Nabucodonosor em 586 a.C. e essencialmente envolve o domínio das nações gentias sobre o mundo e Israel desde a destruição do antigo reino judaico até seu restabelecimento quando Jesus retornar a Terra a batalha do Armagedon dará fim ao reino gentio para sempre e introduzirá o reinado milenar e eterno de Cristo (Dn 2.28; Ap.16.13-21).

Os Últimos Dias da Igreja.

Os apóstolos alertaram que os últimos dias da era da Igreja seriam marcados por apostasias doutrinária (I Tg.1-3; 2Pe 3.3-4; Jd 1.17-19) deterioração moral (Tg 5.3; 2Pe3.3) e o surgimento de muitos anticristos (IJo 2.18-19). Os Apóstolos também avisaram aos seus leitores que as características dos últimos dias estavam presentes no seu próprio tempo. (2Tm 3.1-5; Jd 1.17-19). Assim, os últimos dias para a Era da Igreja eram tão iminentes quanto o próprio Arrebatamento. Qualquer que seja o tempo do Arrebatamento, o clímax da salvação pessoal ocorrerá e a Era da Igreja terminará (IPe 1.5).

Nenhum comentário: