segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Fatores de sucesso empresariais – Família



Por Amadeu Arcaro
A palestra de 14de julho foi proferida pelo Professor Emerson, que em seu currículo acumula 12 anos de vida acadêmica na área de administração e marketing, que não começou propriamente na universidade, mas como mestre na Escola Dominical, onde aprendeu que em primeiro lugar o ensino começa nas bases da sociedade, ou seja, na família.

Ele iniciou seu discurso falando de como devemos estar preparados para discernir e trabalhar com o imenso volume de informações disponíveis e não ficarmos condicionados ou manipulados pela mídia televisiva e impressa.

Todas as suas colocações tiveram como foco a influência da família no sucesso corporativo. Nos dias de hoje o empresário esta buscando a prosperidade de sua companhia através de diferentes formas, levando ate a prática de operações escusas e com fundamentos falsos.

Mencionou o exemplo da pirâmide de Maslow, que mostra o grau de suprimento das necessidades do homem, onde a base demonstra as necessidades básicas de sobrevivência, ou seja, alimentação, descanso e abrigo, que referenciando ao empresário lembrou que pelo excesso de atividades não consegue nem se quer alimentar-se, ou descansar. E quando vamos para o topo da pirâmide, que Maslow fala de segurança e realizações pessoais, a dificuldade se torna cada vez maior de se atingir o sucesso, especialmente no tocante ao relacionamento familiar.

Sempre devemos estar nos perguntando: Será que estamos baseando as nossas realizações somente em agregar valores e clientes as nossas empresas esquecendo-nos do convívio e o relacionamento familiar saudável? De que maneiras estão construindo nosso sucesso? Em bases sólidas ou areia?

O professor Emerson utilizou como base o texto do Manual do Fabricante ( A Bíblia), o que está escrito em Mateus 14, que fala sobre o acontecimento que o rei Herodes mandou matar a João Batista.

Herodes comparado com um empresário não teve humildade para voltar atrás quando prometera para sua sobrinha que lhe daria o que quisesse se dançasse para ele e seus convidados. A sua cunhada achou a oportunidade ideal para pedir a cabeça de João Batista, uma vez que ele (João) estava condenando seu relacionamento extraconjugal com Herodes, e pregava a moral.
Temos visto vários casos de homens e mulheres em posição de liderança na empresa, com envolvimentos fora do casamento, que levam suas empresas consideradas verdadeiros impérios a ruína, e por conseqüência seus matrimônios.

Outro ponto para o sucesso, baseado na analise de SWAT, conhecer o ambiente de atuação da empresa, bem como as variáveis controladas e não controladas é primordial para sucesso e sobrevivência da empresa.

Forças e fraquezas ameaças e oportunidade devem ser consideradas em todo tempo, tanto na esfera empresarial como pessoal. Prof. Emerson exemplificou falando sobre um jovem que se considera um excelente vendedor de computadores, que quando perguntado se conhecia seus concorrentes, quais marcas estavam no mercado, disse que estava concentrado em vender os computadores de sua empresa Ching Ling S.A, e não perderia seu tempo analisando seu mercado. Pobre rapaz estava com seus dias contados como vendedor, porque estava totalmente vulnerável sem conhecer as ameaças dos concorrentes, nem mesmo as suas fraquezas.

Outra menção feita foi sobre a participação do homem de negócios na educação dos filhos, sendo exemplo e mostrando o que e licito e o ilícito, e ensinando que fazer o certo deve ser uma constante na vida de qualquer cidadão independente se estamos sendo vigiados ou não.

Concluímos que não há bem com valor maior que a nossa família, porque através dela somos abençoados podemos abençoar a empresa e por conseqüência os funcionários, ou seja, um efeito multiplicador.

De que adianta o sucesso corporativo se não conseguimos salvar a nossa própria família. Só conseguimos equilíbrio entre o sucesso empresarial e familiar, quando entregamos a nossa vida ao controle do Senhor Jesus e do Espírito Santo.
O Grupo Empreendedor esta e esteve sempre preocupado com a saúde das empresas e das famílias, e continuará a lutar por elas.

Nenhum comentário: