domingo, 30 de novembro de 2008

A BÍBLIA E A VIOLÊNCIA - Por Pr. Daniel Candido de Oliveira

A violência surgiu por causa da queda do homem, através do ato de rebeldia de Adão. (Gênesis 3.1-18) . Por causa daquele ato de desobediência, Deus amaldiçoou Adão, e Eva e a serpente (satanás) Gen. 3.8 -18.

A violência é praticada pelo homem caído, ela é uma conseqüência da sua natureza caída e pecaminosa. Por exemplo, a violência na vida de Caim foi resultado do ciúme que teve do seu irmão Abel, quando o assassinou. (Gênesis 4.3 -15).


As coisas não ficaram melhores depois que Caim matou seu irmão. A Bíblia diz em Gênesis 6.11 que uma das razões que Deus enviou o dilúvio nos dias de Noé foi que “a terra estava corrompida a vista de Deus e cheia de violência” (Gênesis 6.12)

O dilúvio não tirou a natureza pecaminosa da humanidade nem seus atos de violência. O mal, a morte e a violência entraram no mundo como resultado do pecado do homem. (Leia: Romanos 5.12-21 e I Coríntios 15.20-22.)


O mal entrou no mundo por intermédio de satanás e de seus anjos caídos. (Isaias 14.1-23) (Ezequiel 28.1-19) (Apocalipse 12.4) Desde a existência do homem sempre houve violência sobre a terra. As Escrituras Sagradas nos mostra que nos últimos dias que antecede a volta de Jesus Cristo haverá muita violência, em Mateus 24.6 lemos: “e ouvireis de guerras e de rumores de guerras; olhai não vos assusteis, porque é mister que isso tudo aconteça, mas ainda não é o fim. Porquanto se levantará nação contra nação, e reino contra reino, e haverá fomes e pestes, e terremotos em vários lugares, mas todas estas coisas são o principio das dores.”


Em Oséias 4.2 diz: “Só prevalecem o perjurar, e o mentir e o matar e o furtar; e o adulterar, e há homicídios sobre homicídios.”


As profecias bíblicas mostram que no final dos tempos haverá violência e após a retirada da igreja de Cristo da Terra, haverá um tempo que durará sete anos, que será um tempo chamado de “Grande Tribulação”. Será um tempo em que mais da metade da população do planeta irá morrer. (Veja Apocalipse 6: 8 – 15)


Muitos irão morrer pelas mãos de outros homens, (apocalipse 6.8), enquanto outros serão mortos por anjos (apocalipse 9.15). Entretanto todo este período de sete anos é chamado de tempo da “ira” de Deus. Em Zacarias 13.8 mostra claramente que dois terços dos judeus também serão mortos durante a tribulação. O ultimo massacre que ocorrerá será na guerra do Armagedon (Apocalipse 16.16); (Joel 3.2,9-17). Após a segunda vinda de Jesus, terá um reino de mil anos (Daniel 12.11 – 12).


A Bíblia diz que haverá paz sobre a terra. Pela presença do Príncipe da Paz em seu trono. Desde a entrada do pecado e a violência na raça humana, por intermédio de Adão, a Terra e os animais e os homens ficaram sujeitos à maldição. Essa maldição não existirá durante o milênio. Haverá completa harmonia. Em II Pedro 3.13 está escrito: “Nós, porém, segundo a sua promessa esperamos novos céus e nova Terra, nos quais habita a justiça”.


A Bíblia diz que não haverá mais violência entre os homens, pois o governo bendito de Cristo será perfeito por toda a eternidade. Apocalipse 21.3–5, “Então ouvi uma grande voz vinda do trono dizendo: Eis o tabernáculo de Deus com os homens. Deus habitará com eles, eles serão povo de Deus e Deus mesmo estará com eles e lhes enxugará dos olhos toda lágrima e a morte já não existirá, já não haverá luto, nem pranto, nem dor, porque as primeiras coisas são passadas. E Aquele que está assentado no trono disse: Eis que faço novas todas as coisas e acrescentou: Escreve, porque estas palavras são fiéis e verdadeiras.”

Deus abençoe

Nenhum comentário: